Uma manhã destas macaquita não se sentia muito bem, tosse e dor de cabeça, dizia ela. Perguntou se podia ficar em casa, como não tinha febre insisti para que fosse à escola. Já à porta da escola teve um ataque de choro, puxei-a para o meu colo e tentei acalmá-la.
-Porque é que estás a chorar assim? Não te sentes bem?
-Eu não quero ir à escola, posso ficar em casa hoje?
-Macaquita, se não te sentires bem ou tiveres febre, pedes para ligarem para mim e eu venho buscar-te.
-Mas a professora grita muito.
-Contigo?
-Não, não grita comigo mas grita muito alto com os outros e eu nem consigo pensar.
E depois há os bons professores...
Mas calham sempre aqueles que deixam muito a desejar...
ResponderEliminarNo caso do irmão tenho tido muita sorte, tanto com as professoras da sala mas especialmente com a professora de apoio que é quase mãe dele, a da pequena precisa mesmo é que a deixem reformar-se, não tem perfil para lecionar a miúdos tão pequenos e numa turma particularmente difícil.
EliminarO que lamento é que miúdas como a minha acabam a não gostar da escola pelos piores motivos...
Parece mesmo que abundam os que precisam de bola vermelha!
ResponderEliminarUma classe cansada, descontente e desmotivada com função de formar os futuros cidadãos deste país... Arrepiante e assustador o prognóstico.
Também tenho em casa um macaquinho idêntico à tua... Espero conseguir equilibrar esta balança
E um papel particularmente difícil, eu opto por dizer à minha que tem de ter paciência com a professora, tentar estar atenta e acima de tudo respeitá-la mas não podemos sempre desvalorizar as queixas dos miúdos que muitas vezes até têm razão. Tento acima de tudo não desautorizar a professora mas não posso consentir comportamentos abusivos por parte da mesma.
EliminarTenho conseguido gerir mas nem sempre é fácil levar isto com um sorriso.
Graças a todos os santinhos a Mironinho teve sempre professores que adorou. Caramba, se há fase em que o professor dos nossos miúdos é determinante é no primeiro ciclo, deviam ser todos "extra-bons".
ResponderEliminarMacaquita adorava cada minuto em sala de aula até começar com esta professora no segundo ano. Continua a gostar de aprender mas tem "medo" da professora o que acaba por por afectar o seu rendimento, como se distrai com alguma facilidade, acaba por não ouvir tudo o que é dito ou pedido e não pergunta com receio da reacção.
EliminarJá conversei com a professora e fui clara em relação a atitudes que teve com a miúda no ano passado e nas possíveis consequências caso tornasse a acontecer, o problema é que a senhora precisa mesmo de descanso e os miúdos de alguém que os leve com outro tipo de atitude.
Tenho esperança...