Ao almoço, macaquito senta-se numa mesa de quatro onde estão apenas três miúdas. A fedelha mais nova, 12 anos, muda de mesa e chama as colegas que acabam por ir perante a insistência. Macaquita assiste a isto da mesa ao lado e vai chamar uma das responsáveis do refeitório que dá um sermão à fedelha. Esta desmente tudo mas, sobejamente conhecida pelas atitudes de merda, não engana ninguém... Porque tudo lhe é perdoado, porque é da casa, porque é uma miúda e porque "eu também era assim"!
Não são imprevistos, não são acidentes, são atitudes deliberadas de miúdos a quem todos os erros se desculpabilizam e se escusam consequências. E não quero ser juíza da educação alheia, muito menos parecer que sou melhor do que os outros mas porra, já não é de ânimo muito leve que engulo a mesma sopa todo o santo dia.
E faz muito bem em não engolir cenas destas. Fico parva com a desresponsabilização e a desvalorização destes comportamentos por parte dos pais destas miúdas mimadas fico muito triste que ainda se passe isto numa escola e vindo de um colega,
ResponderEliminarNem sei que lhe diga, grande abraço
O que me aborrece mesmo é que situações análogas acontecem quase todos os dias e parece que está normalizada a expressão "são coisas de miúdos", a maldade não é coisa miúda. Até ele já normalizou estes comportamentos e diz que eu me preocupo demasiado com ele.
EliminarAbraço
Não são "coisas de miúdos", são atitudes más e feias que, tendo a desculpa da idade, alguns podem ter, mas que não devem ser desvalorizadas pelo adulto, devem sim ser criticadas e tidas como coisas a não repetir.
ResponderEliminarHaja coragem e bom senso para educar. Abraço
Eliminar