segunda-feira, 23 de março de 2015

Papa reformas

Odeio papa reformas e não estou a falar daqueles gajos do governo que nos levam tudo e mais umas botas, quer dizer, também odeio esses mas falo daqueles veículos também apelidados de mata velhos.  Eu nem sou pessoa de odiar muita coisa mas mexe-me com os nervos ter de andar a 20 kms hora quando tenho apenas dois minutos para chegar ao trabalho e que não cumpram as regras de trânsito, que não parem nos stops, que quase atropelem as pessoas nas passadeiras e depois parem dez metros à frente por causa de um pombo.
Numa bela manhã de quase primavera, o sol irradiava entre dois prédios o que me impedia de ver um boi à frente, paro numa rotunda, olho para os dois lados (não fosse alguém circular em sentido contrário, isto com os mata velhos na estrada nunca se sabe) e arranco decidida. Ora nem dois segundos e PAM! Ai mãe, o que foi isto? Macaquito estás bem? Travão de mão, saio do carro e que vejo eu? Um papa reformas, quase desmontado no chão, as transmissões jaziam torcidas ao lado da chapa brilhante de viatura nova. Olho de novo, alertada pelos gritos da senhora que saia de dentro do carro e percebo que se encontra bem, estava só um pouco histérica. 
O que faço? Tenho um ataque de riso, daqueles de não conseguir falar, tenho a desculpa das hormonas pois estava grávida de macaquita e as hormonas da gravidez deixam as pessoas um bocadinho doidas. Tento falar com a senhora, dizer-lhe que tenho culpa, que se acalme, que estamos todos bem mas não consigo, de cada vez que olho para o amontoado de peças, só consigo rir. Vou confirmar os estragos no meu carro, um pequeno vinco, não mais de dez centímetros, no guarda lamas. 
A senhora, histérica, telefona para a polícia, que chega passado uns minutos e diz-me o senhor polícia, com um ar deveras preocupado, que tenho de soprar no balão. Aponto para a barriga enorme e digo-lhe que são oito e meia da manhã e tudo o que bebi foi um belo leite achocolatado. "Pode acusar de ontem!!" "Hein? Ok, senhor polícia vamos lá ver isso, eu percebo que a taxa de infracções relacionadas com o alcoolismo tenha aumentado substancialmente desde que as grávidas começaram a conduzir!!" 
Neste entretanto, chega o marido da senhora que é muito compreensivo comigo e que apenas está aborrecido porque a esposa precisa da viatura para ir trabalhar. Digo-lhe que as seguradoras providenciam um carro de substituição até aquele ficar pronto mas de repente lembro-me que as empresas de aluguer de automóveis dificilmente terão um papa reformas na frota. Dá-me outro ataque de riso e saio de mansinho.
Até hoje, há pessoas que acham que fiz de propósito mas eu juro que não vi, estava tanto sol e o carrinho era branquinho, novo e reluzente.
Para meu castigo, macaquito adora papa reformas, são carrinhos pequeninos e têm matrículas amarelas, ele adora matrículas amarelas, ele também adora carros de matrícula francesa exactamente pelo mesmo motivo. Há dias disse-me muito mas muito entusiasmado:
"Mamã, quando for grande vou comprar-te um papa reformas!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dá cá bananinhas!