segunda-feira, 28 de março de 2016

Uma espécie de passatempo #3

As alterações de humor e de comportamento são habituais em macaquito, isto é uma característica do autismo mas no caso dele nem é muito acentuada, da mesma forma que não tem grande dificuldade de se relacionar socialmente, dando no entanto preferência aos adultos.
Na presença de crianças, essas alterações súbitas de comportamento são mais frequentes, talvez porque eles não o entendam e acabem por entrar em conflito, outras vezes porque ele não gosta das brincadeiras infantis e tente manipulá-los, o que nem sempre consegue. Eu acredito que o facto de ter também uma doença rara que faz com que seja hipersensível ao som e ao toque, algumas dessas "birras" se devam a estímulos que aos outros são imperceptíveis, o pai acha que eu tento arranjar desculpas para os comportamentos desadequados, outros poderão pensar o mesmo. De notar, que mesmo que intimamente o desculpe, todos os comportamentos fora da norma são alvo de consideração e/ou castigo.

O Leo nunca deixará de me surpreender, rapaz calado mas como ele mesmo diz muito observador. Na mesma tela, a alegria e a tristeza, Saturno (o planeta preferido), os leques do "professor de leques" como se auto intitula enquanto nos dá lições e a carapaça onde por vezes se esconde. Fiquei, mais uma vez sem palavras.




2 de Abril - Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

4 comentários:

  1. Está tudo, na tela do Leo. Assombroso.

    (Já te disse que tu és uma grande mãe, Be?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este rapaz faz coisas incríveis, adoro!

      (Sim, acho que já disseste, logo tu, que percebes do assunto! <3 )

      Eliminar

Dá cá bananinhas!