quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Politiquices

Apesar de tentar levar o blog da mesma forma que levo a vida, por vezes tenho de trazer temáticas mais sérias, sim porque a vida de macaco não é só galhofa. Porque os ministros e os seus boys, ou bois o que vos aprouver chamar-lhes, tomam as decisões mas fica para os profissionais a difícil tarefa de as comunicar a quem de direito, fiquei a saber pela terapeuta ocupacional que macaquito vai passar a ter terapia apenas de 15 em 15 dias. Isto porque a outra TO foi embora, não sei se porque se fartou ou porque acabou o contrato e apesar do pedido de outro terapeuta ou estagiários, esse pedido foi recusado, portanto fica um hospital que serve uma enorme população com apenas uma terapeuta. Há demasiadas crianças a precisar e alguém tem de sair prejudicado, neste caso, macaquito é um dos "sorteados". Nas palavras da terapeuta, por quem tenho o maior respeito e admiração, macaquito fez uma grande evolução e vive num contexto familiar que lhe permite apenas dar as orientações necessárias para que ele trabalhe em casa e em contexto escolar, claro que ele precisa de mais e vai sempre precisar mas ela é só uma e mais não pode fazer. E eu também não, a menos que me dedique a assaltar bancos, coisa em que tenho pensado bastante, visto estar na moda e ninguém sair punido.
Que ministérios são estes, que governo é este em que trabalham apenas máquinas calculadoras que não olham a meios para fazer crescer os números?
Depois leio os números da educação especial, apenas meia hora por semana de apoio a crianças com necessidades especiais, as crianças são cada vez mais (43 mil o ano passado para 79 mil este ano), o número de professores não acompanha essa escalada. A falta de seriedade com que Nuno Crato encara esta temática é desmotivadora para quem luta pelo futuro destas crianças, crianças que são apenas problemas administrativos aos olhos deste energúmeno.
Continuarei a correr atrás do futuro dele, pelo menos enquanto as minhas pernas e a minha carteira permitirem, sei que nem todos têm a sorte do meu filho. Custou-me durante muito tempo compreender o porquê de me dizerem que macaquito tinha sorte de ter nascido no seio de uma família como a nossa, que tinha uma mãe que fazia o que poucas eram capazes de fazer, achava que eram palavras da boca, mais tarde percebi que não, que eram palavras do coração, palavras de quem conhece uma realidade que me passava completamente ao lado. Percebi que muitas mães não correm tanto como eu, porque lhes falta a força, o dinheiro, o conhecimento, a formação, sei lá, nestes casos, ninguém se substitui a elas. Estes miúdos também não vão correr, ora se já lhes cortaram as pernas.

5 comentários:

  1. Tas enganada. M penses em assaltar banco,com isso n vais a lado nenhum. Tens é de criar um banco e assaltar as pessoas. Esses sim é q se dão bem ;)
    Mas isto é tudo mto triste é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tinha visto por esse prisma, estou mais numa de Robin Hood. A roubar, rouba-se a quem tem porque o resto da malta, está como eu, teso que nem carapau!!

      Eliminar
  2. Ah, mas creio q sim, q macaquito teve mta sorte na mãe q lhe calhou :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo triste quando vejo aqueles pais que chegam às terapias, largam lá os miúdos e vão dar uma voltinha. Acham que é aquela hora por semana que resolve o que quer que seja, não é! Dá muito trabalho mas se eles não fizerem nada em casa não há terapia que valha. Vou com ele para aprender, depois adapto tudo às rotinas e brincadeiras diárias, não fosse isto, acho que ainda nem falava!!
      Mas a sortuda aqui sou eu, por tê-lo comigo ;)

      Eliminar

Dá cá bananinhas!