sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Raramente faço fritos em casa

Macaquita anda teimosa para comer, demora séculos e as refeições são cansativas e pouco proveitosas porque não gosta, não tem fome, tem sono, tem de ir à casa-de-banho ou fazer qualquer coisa tão importante que não pode esperar. Claro que não a deixo tirar o rabo da cadeira enquanto não acaba mas é complicado à hora de almoço porque tem de voltar para a escola a horas. Nos últimos tempos optei por lhe tirar o prato quando chega a hora de ir embora e voltar a dar-lhe o mesmo comer na refeição seguinte. Ontem combinei com o pai que o jantar seria batatas fritas com salsicha e ovos estrelados, um verdadeiro martírio para os crescidos mas a refeição que faz as delícias para os pequenos. 
Chegámos da piscina e ela ajudou-me a descascar batatas, abriu as salsichas e ajudou a fritar cogumelos que adora. Depois da canja, servi-lhe esparguete com carne que sobrara do almoço num prato igual ao que deixara e servi os restantes pratos com a comida que me ajudou a preparar. Não disse nada, comeu tudo e esperou que terminássemos para ver o que sobrava, fiquei na mesa a comer batatas fritas (de castigo) até não sobrar nem uma. Não disse uma palavra, comeu a fruta e seguiu a sua vida.
Hoje, quando a fui buscar à escola perguntou-me o que era o almoço.
-Puré com peixe.
-Puréeee? Puré? Pensava que era batatas fritas.
-Isso foi o jantar ontem, hoje é puré e peixe.
-Pensas que eu não percebi. Eu vou comer o puré todo mas quando for mais velha e fores a minha casa para jantar não te vou dar nada!

12 comentários:

  1. Isso é que são ensinamentos importantes. Parece-me uma boa lição que, um dia destes, irei TENTAR pôr em prática com o meu pequenito. De momento, ainda é muito novo para esse tipo de "castigos" mas quem sabe, daqui a um anito ou assim, já consiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se te custar tanto comer salsichas como a mim custa, garanto-te que o castigo também é para ti.

      Eliminar
  2. Essa técnica é boa, custa a implementar mas dá resultados... nem que sejam o que a macaquita pretende por em prática quando tiver a casa dela, deixar a mãe cheia de fome eheheh.
    Os teus filhos são um espetáculo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei avisada, terei de ir sempre com umas sandes na mala. Quanto a ela, vamos ver durante quanto tempo a técnica funciona.

      Eliminar
  3. quase me ri. contive-me. a alimentação deve ser levada a sério e estas situações são muito penosas. Quanto ao futuro, vislumbro aí um pouco da fábula " a cegonha e a raposa", de certeza que já a ouviu na escola, e pensou em adaptá-la ao seu mundo.
    Bom fim de semana,
    Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que mais me aborrece é que ela até come bem, esta atitude é mais desafio que falta de fome. Vou contar-lhe a fábula hoje mesmo, ou relembrar talvez, não tinha pensado nela.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Ela é que está porque a teimosia que faz questão de ostentar não foi herdada das pedras da calçada.

      Eliminar
  5. lá em casa era assim, não havia o nã gosto disto, nã quero isto mas durante uma fase experimentei, pelo menos duas vezes e a coisa nã correu muito bem para o meu lado :) talvez seja realmente como dizes, um desafio... depois passa, vais ver

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E agora a tua mãe anda sempre com uma sandes na mala, certo?
      Claro que passa, em último caso "passa" fome.

      Eliminar
  6. As minhas enteada, bichinhos maus parã comer, eram um desespero. Come (meter a colher/garfada na boca), mastiga, engole... come, mastiga, ... e era isto até ao desespero com "ambas as duas" até aos 8/9 anos. E depois a madrasta má tinha a mania de, quando ouvia um "ó R eu não gosto disto", responder "mas eu perguntei alguma coisa? Não perguntei nada. Comam e calem-se".
    Mas sim era um desespero para aquelas duas alminhas comerem alguma coisa.

    Já o filhote, com diferença de 6/7 anos das irmãs, nunca teve problemas com a comida. No entanto o "não te perguntei nada pois não? " mantém se quando se ouve um "ó mãe, eu não gosto disto".

    A coisa boa, todos os três comem de tudo. MesmO quando a mãe das enteadas diz: ah, eu não posso fazer uma isto, elas não gostam...

    Ah... olha eu não pergunto. Está na mesa é para comer. Ponto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a questão acaba por estar aí, ela habitualmente até come de tudo e cá por casa a única pessoa que por vezes tem comida diferente é macaquito devido às intolerâncias alimentares.Mesmo isso tento que sejamos nós a adaptar-nos à comida dele.
      É uma fase, parva, de desafio, que de certeza não vai ganhar.

      Eliminar

Dá cá bananinhas!