quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Coisas

Após uma semana de aulas, tenho muito para contar, não vos direi a cor das mochilas ou a marca do material escolar, estará obviamente subentendido que para ela "tudo cor-de-rosa" e para ele será sempre azul, tirando o dossier que por motivos lá dele "tinha de ser vermelho".
Primeiro dia dentro das expectativas, macaquita transbordando felicidade por assumir o papel de "crescida", uma maturidade e comportamento na sala de aula pouco habitual nesta idade mas que acaba por não me surpreender, apesar de tudo soltou a lágrima (também esperada) na hora de se despedir. Emocionalmente é um bebé, dizia-me ontem que sempre que a deixo "sente uma coisa na garganta, como quando vamos começar a chorar" e é por isso que me pede que vá embora a correr.
Macaquito preocupa-me, muito. Nunca o vi tão triste como este ano, pede-me todas as noites que não o leve de novo à escola, não trabalha na sala de aula e passamos uma espécie de martírio para fazer os trabalhos de casa. Está demasiado "longe" e não sei como o alcançar mas sei que chegarei lá e depressa recuperará o entusiasmo.
Esta noite, quando deitava a pequenita, ela contou-me os seus problemas com as ventosas dos polvos, diz que lhe metem medo e que seria incapaz de os comer. Disse-lhe que já comeu várias vezes e que apesar de não ser fã do arroz de polvo, que em salada é muito melhor e que tenho a certeza que gosta.
-Podes fazer para ti para eu te ver comer?
-Claro mas tu já comeste e também vais comer e gostar.
-Não me parece.
-Lembras-te das ameijoas? Também dizias que não gostavas e depois zangaste-te com o pai.
-Zanguei-me com o pai?
-O ano passado em Porto Côvo, o pai estava a comer ameijoas e tu não querias provar, provaste apenas no fim e já não havia mais, quando percebeste que gostavas chamaste-lhe guloso!
Largou-se a rir e depois disse-me que não lhe contasse mais nada porque estava a ficar "com aquela coisa na garganta" e não queria chorar. rimo-nos as duas e ouvimos um grande Shhhhhh vindo do quarto de macaquito.
Fui até lá, pediu-me que me deitasse com ele e que lhe explicasse porque me estava a rir com a irmã. Disse-lhe que tinha contado uma parvoíce e daí nos termos rido.
-Posso contar uma piada? -perguntou.
-Só uma, depois dormir.
-Sabes o que o lenhador diz para o pescador?
-Não.
-Tira um bacalhau da cartola!

Ainda me estou a rir...


4 comentários:

  1. <3
    Muita força para os macaquitos e para a mãe macaca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ano novo vida nova, não é? Parece que a Palmier tinha razão quando nos mandou vestir as lantejoulas em Setembro. :)

      Eliminar
  2. :) Um grande beijinho de ânimo ao macaquito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem que o encho de beijos, a ver se a coisa vai, está difícil mas vou entregar-lhe o teu para ver se se anima. :)

      Eliminar

Dá cá bananinhas!