terça-feira, 12 de julho de 2016

Os patinhos

Há uns dia, o avô partilhou um vídeo de macaquita com quase 2 anos a ter uma conversa informal com uns patos, num lago perto de casa deles onde macaquitos adoram ir passear.
-Quá quá quá, quá quá quá... - repetia macaquita incessantemente até ao momento em que alguns dos patos resolvem levantar voo e aí foi vê-la fugir.
Enquanto via o vídeo lembrei-me de um outro e fui revê-lo. Macaquito ia feliz, carregando nas mãos meio pão de quilo, ou seja, meio quilo de pão para dar aos mesmos patinhos. A avó seguia-o na sua inocência de avó e digo inocência para não lhe chamar ignorância, ela que é uma criança crescida em certas coisas.
Continuando, macaquito corre feliz com o saco do pão, chega ao sítio, tira o pão do saco, coloca o saco em cima de um banco, deixando cair o pão. Nisto ouve-se a voz da avó.
-Espera, a avó ajuda. Vamos partir aos bocadinhos.
Ele, mais rápido, apanha o pão, chega-se ao varandim e catrapuz! Atira o pão inteirinho na direcção dos 3 patos, que imediatamente se deslocaram para um lugar seguro, provavelmente, achando que iam ser mortos à calhoada.
-Oooohhhhhh, não era assim. Devias ter esperado que a avó partisse aos bocadinhos. Agora não tenho mais. - isto num tom demasiado triste e choroso enquanto macaquito olhava para ela assentindo a cabeça só porque sim. Na verdade, para ele, o trabalho estava feito e muito bem feito. A avó senta-se no banco, pega no saco e ali permanece amuada e ele segue com os seus afazeres, como se nada tivesse acontecido.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. :D Na parte de atirar o pão inteiro, de ter a avó a amuar ou ambas?

      Eliminar
    2. Não foi a avó, mas foi a mãe. Não amuei mas fiquei estilo "fogo, mas a festa já acabou?".

      Eliminar
    3. Amadorismo :) Eu já levo o pão todo partido e nunca lhe dou o saco para a mão.

      Eliminar

Dá cá bananinhas!