quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Multiculturalidade no SNS

Fim de semana alucinante, macaquitos foram atacados por um enxame de vespas no sábado, ao final do dia. Depois de um salvamento dramático (duas crianças penduradas pelos braços e atiradas para a piscina) protagonizado por uma mãe em pânico de ser mordida pois é alérgica, tal como macaquito, o resultado é uma picada em macaquita e várias picadas nas pernas no desgraçado do costume. Uma dose de anti-histamínicos, umas pomadas mas a coisa não resulta.
Domingo de manhã, hospital com ele pois já não conseguia andar. Segurando-o no colo, entro no gabinete e observo que o médico é oriental, atrás de mim vem uma enfermeira africana que lhe explica o que aconteceu:
-Tá a vêr Dótor, foi uma zabélha que mordeu no minino!
O médico olhava para ela com ar de quem não compreende nada e eu dizia que não, que tinham sido vespas.
-É á mêma cóisa!
- Não, não é. - insistia eu, educadamente. Ela acabou por desistir e foi embora, deixando-me a sós com o médico. Macaquito pediu-me que o deitasse e ia deitando uns disparates para o ar.
-Senhor Doutor, a sua marquesa é muito confortável. Ó mãe, o Doutor fala o quê? Não percebo o que está a dizer. - o médico sorria-lhe, enquanto eu tentava explicar o que lhe tinha acontecido.
Depois de me perguntar umas vinte vezes quanto pesava o miúdo, encaminhou-me para a sala de pediatria, onde me pediu que aguardasse por uma enfermeira. A enfermeira veio chamar-nos e lá fui com ele para outra sala para que lhe fossem administrados vários medicamentos, a dada altura a enfermeira pergunta-me quanto pesa macaquito. Digo-lhe que o médico já me tinha perguntado e ela percebe a minha desconfiança.
-É que a dose que o Doutor pôs aqui é para um miúdo de três anos, quanto lhe costuma dar de Benuron?
-7,5ml, costumo consultar a tabela.
-Pois, é o que lhe vou dar, o doutor deve ter-se confundido. - por momentos temi que o médico não tivesse sequer percebido o que tinha acontecido e que o estivesse a medicar mal mas a enfermeira descansou-me. Macaquito olha para os vários copitos que tem de beber e pergunta para que são cada um deles. Depois da explicação, não fica convencido porque o Benuron é amarelo.
-Na casa da mãe o Benuron é laranja, eu não posso beber o amarelo. - a enfermeira fica atrapalhada, tenta explicar-lhe que é a mesma coisa mas ele só chora.
-Macaquito, lembras-te de que cor eram as gotas que tomavas? Sim, brancas. E agora? São azuis, não é? Mas é o mesmo medicamento, aqui no hospital o Benuron é amarelo mas é igual ao laranja de casa.
O choro parou, bebeu todos os medicamentos e passado meia hora voltámos ao gabinete, mais um rol de prescrições e vamos lá embora.
-Sabe Doutor, a sua marquesa é muito confortável.
-E tu és muito simpático, macaquito!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Dá cá bananinhas!