terça-feira, 8 de novembro de 2022

São cada vez mais frequentes as notícias sobre agressões em contexto escolar, isto porque nalguns casos, às agressões juntam-se os vídeos das mesmas, o que confere mais um crime e acima de tudo, nos permite constatar como está normalizada a violência entre adolescentes. Associados aos vídeos, os urros, as lamentações, manifestos de empatia com as vítimas, indignação com os agressores, a incompetência das direções escolares justificadas com desconhecimento, o silêncio dos pais dos agressores e a exploração mediática dos agredidos.
Revolve-me o estômago, a ineficiência da sociedade, o pouco que somos como pais, que justificamos a falta de civismo, educação e empatia dos nossos filhos com diagnósticos sacados num qualquer doutor importante que faz diagnósticos por dá cá aquela palha, ou com expressões "nem sei porque é que o nome do meu filho aí foi parar", porque nos custa admitir que falhámos. Entristece-me saber que nós, os pais, continuamos a reboque de comissões de proteção e de direções escolares que nos dão soluções, desculpas e formas absurdas de contornar a nossa incapacidade de educar os nossos filhos. Nem que seja convertendo a vítima em culpado. 

3 comentários:

  1. Bem verdade..
    Estamos a falhar em tanto que pais.. sociedade... seres humanos...
    Na correria da vida esquecemo nos que temos a nosso encargo o futuro..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma desresponsabilização coletiva, há muito para (re)construir no que diz respeito à educação.

      Eliminar
  2. enquanto formos permitindo e arranjando mil e uma desculpas para minimizar os actos dos agressores e quase os dando também como vítimas vamos continuar a assistir a isto.

    ResponderEliminar

Dá cá bananinhas!