quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Amizade

Estou feliz, fico feliz com coisa pouca, talvez não seja assim tão pouca, esta coisa. Já tinha reparado que nos últimos tempos ele falava muito num menino chamado D. mas como na unidade de autismo há um menino com o mesmo nome, pensei que se referisse a ele.
Parece que o D. que vive apenas com a avó, não percebi a situação familiar e também não perguntei, estava sinalizado pelo mau comportamento. Entretanto, ele e macaquito tornaram-se amigos, o D. sente que tem de o proteger, espera por ele nas horas de entrada e saída da escola e faz questão de o acompanhar para todo lado. Macaquito anda feliz com o novo amigo e o novo amigo também deve estar feliz pois o seu comportamento mudou, para melhor, bastante melhor, segundo me disseram.
Ando há três anos a batalhar na mesma coisa, trabalhar a verdadeira inclusão numa escola com uma unidade de autismo, passar a mensagem aos colegas, fazê-los perceber que as crianças diferentes podem ser pares. Estes dois miúdos, cada um especial à sua maneira, vieram dar-me razão. Estão  mais felizes, a escola já não é um local de conflito, temos muito para andar mas vamos no bom caminho.

10 comentários:

  1. Coisa pouca para alguns, mas para nós mães é "coisa muita".
    Fico feliz pelo teu filho Be, mas também pelo outro menino, que também precisava assim de um amigo.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felicidade a dobrar, fiquei de coração cheio.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Não é nada pouca. Todos os amigos dos nossos filhos são um pouco nossos (filhos) também. E essa amizade tem tudo para se tornar para a vida :)
    Macaquito em grande estilo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Macaquito rocks!! Já lhe pedi para me apresentar o tal amigo e ele prontamente me disse que íamos ser amigos também, eu sei que sim. As crianças, na maioria, têm dificuldade em entendê-lo porque ele diz tudo o que pensa mas é tão meigo. Ainda hoje na terapia com 5 minutinhos de conversa derreteu o coração de uma senhora, que lhe deu uma mão cheia daquelas carteiras de cromos para trocar por legumes de peluche. "A minha neta já não liga. E tu és tão querido!!"

      Eliminar
  3. A amizade é uma coisa bastante poderosa...

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a dos miúdos é genuína, acho que vão ficar os dois a ganhar!!

      Eliminar
  4. Fiquei comovida. O amor e a amizade curam. Curam os males do mundo. E enchem-nos de esperança! Tão bom ver como os nosso filhos podem ter amigos. Ainda esta semana fui buscar o meu à creche. Estavam a contar uma história. Todos sentados no chão. Ele, encostado a uma colega. E ela, abraçada a ele. E ali estava, o meu doce bicho do mato. Um acrescenta algo ao outro e todos crescem juntos. Isto são boas notícias! Como eu adoro boas notícias (e detesto o Telejornal...).
    Bjs
    MJ

    ResponderEliminar
  5. Tão bom, esses abraços por nada... significam tanto.
    Beijinho

    Tem recado no mail ;)

    ResponderEliminar
  6. O poder da amizade. Que bonito pois no fundo é isso que ensinamos aos nossos filhos e nem todos tomam esse ensinamento :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica lá sempre qualquer coisa, é termos esperança.
      Beijos

      Eliminar

Dá cá bananinhas!