quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A selva dos TPC

Uma folha A4 cheinha de contas de dividir, muito simples por sinal mas assim que vi a quantidade, vi a minha vida a andar para trás. Ele assim que olhou para a folha começou a chorar e a bater com os punhos na mesa.
-Eu não sei fazer isto.... são muitas...
-Não há problema, a chorar não consegues mas se parares com isso, eu ajudo e fazemos isto num instante. Nem te obrigo a fazer todas, podes fazer só metade assim que conseguires fazer uma conta sem ajuda.
Tenho sempre de arranjar uma estratégia para perceber se sabe fazer determinados cálculos, isto porque se não o fizer, ele finge que não sabe para ter mais ajuda do que a que realmente necessita. Ao fim de umas quantas consegui perceber que estava a entender, com mais uns "high five" lá fez uma sozinho e, como prometido, deixámos as restantes.
Como habitualmente, aproveitei a hora de deitar e naqueles minutos em que me deito na cama dele e que o encontro mais receptivo para conversar, preparei terreno para o dia seguinte.
-Hoje foste fantástico nas contas de dividir, se continuares assim, tenho a certeza que vais conseguir fazer tudo só com companhia e sem nenhuma ajuda. Amanhã vais fazer todinhas sozinho, eu sei que és capaz de me surpreender.
-Foi como nos problemas da página 65, até sabia quantos quadrados tinha a manta da Ana. - referia uns exercícios com umas quantas semanas. Falou-me de todos, lembrando-se de todos os valores e eu assentia e dizia que sim porque na verdade, os pormenores já se escaparam.
A dada altura pergunta-me a resposta de um dos problemas, visto que percebeu que eu estava ali a apanhar bonés e já não me lembrava daquilo, como não sabia, respondi com uma pergunta.
-E este problema? Vê lá se sabes, dou-te uma beijoca no nariz e canto a canção do Bonga se acertares (uma piadola tonta que só nós dois percebemos). Estavam 20 miúdos na selva, veio um leão e comeu 2, quantos meninos ficaram?
-Imensos!

2 comentários:

Dá cá bananinhas!