segunda-feira, 4 de julho de 2016

Macaquito, o optimista

Ligo várias vezes durante o dia até que que alguém me atenda. Prestes a desistir, o avô lá me atende e explica que foram passear e não levaram o telemóvel, ouço-o sair de casa e entretanto já ouço também o pequeno.
-Então meu vadiola, o que andas a fazer?
-Fui à procura da avó, ela deixou as chaves na rua. Nunca sabe de nada, até podem estar no contentor do lixo, ai que eu vou ter uma conversinha muito séria com esta avó! - fala ininterruptamente até quase perder o fôlego.
Percebo que vem a falar e as descer as escadas ao mesmo tempo, o eco ressoa-me nos ouvidos e a sua voz tremelica. Apesar de ter melhorado o equilíbrio com o reajuste da medicação, mudou de óculos à pouco tempo, é provável que ainda não se sinta seguro. Cai tantas vezes e quando cai magoa-se sempre a sério, apesar de nunca ter caído numas escadas, é o que mais me assusta. Tento não passar para ele as minhas preocupações, no entanto, percebe-me a apreensão mesmo quando não digo nada.
-Espera mãe, tenho de agarrar o corrimão... As escadas são muito altas... Ai ai... Isto às vezes é difícil... Mas não te preocupes, o avô vai ali falar com os conselheiros da visão e fica logo tuuuudo bem!

5 comentários:

  1. O meu também tropeça assim do nada várias vezes mas ainda não percebi se é uma coisa excessiva ou se até é normal. É capaz de acontecer uma ou duas vezes por dia, depende, mas até agora nada grave. Sempre associei ao facto dele ter a mania de se sentar com as pernas para trás, em W. Estou sempre a corrigi-lo mas faz isso desde que tem um ano e pouco e não vejo maneira de desaparecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu filho tem sérios problemas de visão e motricidade inerentes à outra doença, no entanto, esse sentar em W não é nada bom para criança nenhuma, a longo prazo provoca graves problemas posturais . Macaquito inclusive já tem uma alteração ao nível da articulação das ancas por causa disso, deves corrigir sempre. Tenta que se sente à chinês.

      Eliminar
    2. Opa, desculpem a minha ignorância, mas o q é sentar em w? É ficar com o rabo a bater nos pés (em cima deles)?

      Eliminar
    3. Vê o link no comentário abaixo, o artigo explica bem e tem foto. Se o rabo estiver em cima dos pés, não há problema.

      Eliminar
  2. Eu corrijo, há quase 2 anos, várias vezes por dia! Terrível. Ensinei à chinês, ele faz algo parecido e gaba-se de estar a fazer e tudo mas mal se levanta e se senta outra vez volta à posição...

    Aqui explica a posição:
    http://lifestyle.sapo.pt/familia/crianca/artigos/postura-nas-criancas-sentar-em-w-e-um-risco

    ResponderEliminar

Dá cá bananinhas!