sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Feliz Véspera de Natal

Macaquito nunca ligou ao Natal, assim como, nunca ligou a aniversários, estes dias para ele são tortura, muita gente, muito barulho, muita confusão e ele passa bem sem grandes alaridos.
Este ano, começou a contar os dias para o Natal com alguma antecipação.
"Mãe, já é Dezembro?" E assim perguntou diariamente durante o mês de Novembro.
"Mãe, já é dia 25?" E assim perguntou todos os dias até à véspera.
No dia 24, desejou-me incessantemente "Feliz véspera de Natal!!", macaquita chorava "Hoje é Natal!", macaquito ria-se e dizia "Hoje não é Natal, só amanhã." e macaquita chorava outra vez.
Este ano, macaquito não adormeceu às 21h30 como todos os dias e como todos os anos no Natal, este ano macaquito não deixou os presentes todos embrulhados para eu abrir e colocar no quarto como se sempre lá estivessem estado, ele esperou pelas renas e pelo Pai Natal, ele abriu os presentes um por um e delirou com todos e  no final disse-me com o sorriso que lhe está sempre presente no rosto:
"Foi o melhor Natal de sempre mamã!"
Pois foi macaquito, pois foi.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Chouriça??!

"Passeando" por Leiria depois de uma situação um bocado chata numa consulta do macaquito, engano-me e dou comigo num caminho que não conhecia muito bem, a dada altura estou num cruzamento a abarrotar de carros por tudo quanto é lado e penso para mim:
"P### que pariu, isto é o inferno em forma de trânsito, quando é que saio daqui? Não vou meter o focinho naquela selva!"
Até que, da sua cadeirinha, macaquito diz numa voz muito calma
"Não é por nada mas acho que passaste um semáforo vermelho."
Semáforo?? Vermelho?? Não vi o semáforo, quanto mais que estava vermelho. Faço marcha atrás, no mínimo 50 metros e o senhor no carro atrás fazia-me sinais com os dedos, adiantando e com muita razão que eu era maluca. Anuí com a cabeça e pedi desculpa com a mão e macaquito diz, agora a ralhar:
"Quero telefonar ao pai, tenho de lhe dizer que és chouriça!!"



Chouriça/o= expressão usada por família macaco referente à arte de mal conduzir.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Fogo!!

Seguir uma dieta sem glúten na cidade pequena é tramado. Por vezes, faço o périplo das lojas todas e hipermercados para encontrar pão, farinha ou massas e não consigo comprar. Um dia destes vou com os macaquitos a um dos hipers e como não encontrava nada do que precisava, perguntei a um dos funcionários, foi um segundo, juro que foi só um segundo e de repente, começa o alarme de incêndios a tocar, clientes em pânico com os olhos esbugalhados agarrados aos seus carrinhos, funcionários a correr por todo o lado e quando olho para macaquito, estava ele com ar de "oops, acho que fiz merda", agarrado às portas da Saída de Emergência.
Sim, macaquito tem fixação com portas, tem de fechar todas as que estão abertas e quando não estão, ele abre para poder fechar de seguida.
Sim, abrir as portas de emergência faz disparar o alarme de incêndios.
Sim, fiquei um bocado envergonhada e tentei explicar atabalhoadamente ao funcionário que macaquito não fez por mal.
Sim, sistema é eficaz e agora não compro em mais lado nenhum porque tenho a certeza que é o único hiper onde funcionários fazem treino de emergência, têm boa coordenação e são resolutos a resolver os problemas mas sim, comprei uma trela!!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Morte ao piolho!

E agora que adquiri um fantástico pente electrocutador de piolhos estou tentada a ir para a escola de macaquito exterminar TODA a bicheza, de TODA e qualquer criança que passe àquela porta.
Porque ando nisto à duas semanas, ele é champôs XPTO, ele é loções e meia volta lá estão eles outra vez, até vinagre já me senti tentada a pôr, visto que dizem que tira a vontade aos bichinhos, acredito é que ninguém se chegue ao puto se ele tresandar a salada!
A professora diz que é uma epidemia e nem todos os pais limpam, por isso, os outros voltam a apanhar. HEIN???!! Não limpam? E fazem o quê? Olham para as criancinhas enquanto elas se "escoçanham" e riem-se como se estivessem no Zoo a ver macacos!! 
Macaquitos são os meus mas não são de circo, são limpinhos e eu gosto que assim seja.
Por isso juro, amanhã vou tirar o dia e vou-me pôr de pente em punho a trucidar piolhos e ai de quem me tentar impedir, que se não for lá de pente, vou de tesoura!!!!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Festas

Fomos fazer um peça de Natal numa escola aqui perto, macaquita dizia que não vestia a roupa porque tinha botões e tal, tendo em conta que sem criança não havia peça para ninguém macaquito também foi, caso fosse preciso desenrascar. Por norma não o levamos porque ele gosta dos ensaios mas detesta confusões e barulho.
Com laivos de diva, macaquita esperneou antes de começarmos, depois fez o seu papel como nunca tinha feito nos ensaios devido aos seus desvarios com sapatos e botões que detesta. No final da peça, macaco pai veio ter connosco aos bastidores e enquanto conversávamos, perdeu macaquito...
Corre para aqui, corre para ali: "Não o vejo em lado nenhum! Já corri tudo..." E eu, conhecendo meu símio como ninguém: " Vai ver no palco."
Sim , lá estava ele, agarrado ao microfone e a dizer " Quero dizer uma coisa aos meninos.... PAREM ESTA MÚSICA, NÃO GOSTO NADA DISTO
E o coro que actuava parou, parou mesmo e macaco pai estava para morrer mas encontrou o seu filhote!!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Também me rio dos disparates

Macaquito sabe que não se pode dizer asneiras, só ainda não lhe consegui meter na cabeça que fazer queixinhas também não é bonito. Outro dia, enquanto jantavam, saí da cozinha e eles conversavam animadamente até que:
"Mãeeeeeeeeeeeeeeee, a Macaquita disse uma asneira."
"Não quero queixinhas. Macaquita não se diz asneiras!!"
Achei que a asneira seria uma das do costume, cocó, chichi, mijado...
"Mas mãe, ela disse aquela asneira, disse mé."
"Eu não disse mé, disse merda!" respondeu Macaquita do alto dos seus 4 anos com o ar mais inocente e imbecil do mundo.