quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Macaquita a perspicaz

Macaquito não pedincha, raras são as vezes que me pede alguma coisa nas compras e quando pede se lhe disser que não, fica por ali sem insistir. Já macaquita, apesar de aceitar o não, fica muito chateada se eu comprar qualquer coisa ao irmão e não lhe comprar a ela. Um dia destes após uma consulta, macaquito pediu-me um conjunto de miniaturas de animais. Estava doido com o urso polar e o panda, muito por conta de uns cartoons que vê na televisão.
-Falta o pardo, mamã. Depois dás-me o pardo?
-Sim, quando encontrar o pardo e se te portares bem, eu penso nisso. Mas olha não digas à mana que fui eu que comprei os animais.
-Então digo o quê?- perguntou intrigado.
-Não digas nada e se ela perguntar diz que foi a doutora que te deu na consulta. Sabes? A mana vai fazer uma birra e eu estou tão contente que não me apetece zangar com ela.
-Ok, eu digo isso. Mas porque é que não posso dizer?.
Arrependi-me naquele momento por lhe estar a pedir algo que lhes estou sempre a dizer que é errado mas já tinha dito e não lhe dei saída. De seguida fomos buscar a miúda à escola e depois tínhamos de ir buscar o filho de uma amiga. Assim que a irmã entrou no carro e sem ela perguntar, macaquito diz-lhe que se tinha portado tão bem que a Doutora lhe deu os ursos, ela nem desconfia. A história muda quando o J. entra no carro.
-Mamã, podemos dizer ao J. que fomos ao supermercado? - diz num tom ansioso, desertinho para contar tudo.
-Macaquito, o J. não precisa de saber isso. - pisco o olho ao miúdo que conhece bem macaquito e os seus devaneios e percebe imediatamente que ali há coisa. Tento disfarçar a conversa com conversa de circunstância até deixarmos o J. em casa. Seguimos para casa, um silêncio anormal no carro, estaciono na garagem e quando estamos a entrar no elevador, macaquita diz quase a chorar:
-Sabes mãe, eu sei que foste tu que compraste os bonecos ao mano. E disseram que foi a doutora para me enganar e agora estou a ficar "inervada". Isso é mentir!


8 comentários:

  1. e como se compôs a coisa?

    nós os ursos, muito bom :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedi-lhe desculpa por ter mentido, macaquito dividiu os animais com ela e ficou tudo ok.

      Também vês o CN ;)

      Eliminar
  2. Todos os dias o universo nos coloca desafios! Pedir desculpa e reconhecer é o melhor a fazer. Eu também o faço muitas(mais do que gostaria) vezes...abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assumo sempre quando estou errada e peço desculpa, faço questão que façam o mesmo. Preferia, neste caso, não ter pedido ao miúdo para mentir mas nem pensei e quando percebi o disparate já não havia grande coisa a fazer.
      Beijinho

      Eliminar
  3. vá, que acabou tudo bem. a história ia compostinha. a camuflagem parecia tão boa, mas não resultou. coitadinha, teve razão.
    um beijinho,
    Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teve toda, excepto na birra que acabou por fazer na mesma.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Miuda esperta! Serve a lição à mãe que já devia saber que mentir é feio :P

    ResponderEliminar

Dá cá bananinhas!