terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Não tem nada a ver mas tenho de partilhar #3

Consta que 83% das pessoas falham pelo menos uma pergunta, tentem, deixem as vossas respostas  nos comentários (não vale fazer batota), eu dou as respostas correctas mais tarde.
  1. Um taco e uma bola de baseball custam juntos 1,10 euros. O taco custa um euro a mais do que a bola. Quanto custa então a bola?
  2. Se são precisos 5 minutos para 5 máquinas produzirem 5 produtos, quanto tempo demorariam 100 máquinas a produzir 100 produtos?
  3. Num lago, há um campo de nenúfares. Todos os dias o campo duplica de tamanho. Se são precisos 48 dias para que o campo cubra o lago todo, quanto tempo demoraria para o campo cobrir metade do lago?





Aqui estão as respostas:
  1. Uma bola custa 0,05 euros. A nossa incógnita – aquilo que não sabemos – é o preço da bola, por isso vamos representá-lo por “x”. Sabemos que o preço do taco de baseball é um euros mais caro que o preço da bola, por isso o preço do taco pode ser representado por “x + 1”. O enunciado do problema conta que o preço dos dois produtos em conjunto é igual a 1,10 euros, por isso podemos escrever que “x + (x + 1) = 1,10”. Agora é uma questão de simplificar esta expressão da seguinte forma:
    x + (x + 1) = 1,10
    2x + 1 = 1,10
    2x = 1,10 – 1
    2x = 0,10
    x = 0,10/ 2
    x = 0,05
  2. São precisos os mesmos 5 minutos. Se 5 máquinas precisam de 5 minutos para construir 5 produtos, então uma máquina demora 5 minutos para construir um produto. Se temos 100 máquinas a operar em conjunto, então cada uma pode construir um produto em 5 minutos.
  3. São precisos 47 dias. Cada dia em frente o campo duplica de tamanho, por isso ao 47º dia ele precisa de estar a meio do lago para que possa, no dia seguinte, duplicar de tamanho e cobrir o lago todo.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Catch, desculpa ter removido o comentário mas acertaste todinhas. ;)

      Eliminar
  2. 1 - 1 aério
    2 - 5 minutos
    3 - 47

    (não fiz batota nem fui ver as outras respostas, que sou um menino (quase) bem mandado!)

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes parte dos 83% mas não te preocupes que os testes foram feitos a alunos do MIT e eles também falharam.

      Eliminar

Dá cá bananinhas!