terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Défice de atenção

-Hoje é terça feira, hoje é terça feira.... -canta macaquita assim que acorda.
-Pois é mas qual é a razão dessa felicidade toda?
-Hoje tenho natação, expressão plástica e ginástica e não vou estar quase tempo nenhum com a professora R. É o meu dia preferido.
Não me faz qualquer sentido pôr as competências académicas à frente de nada que os faça felizes, macaquita adora pintar e tocar violino e é particularmente boa nessas actividades, portanto, que se lixe a negativa a matemática (shiuuu, não a vou deixar ler este post) porque sei que é feliz a fazer um monte de outras coisas. Não consigo deixar de sentir orgulho quando me conta que brincou com aquela colega que ninguém gosta ou que teve vontade de chorar porque ninguém quis dar a mão à menina que tem Síndrome de Down.
-Se eu estivesse lá tinha-lhe dado a mão! - contava-me indignada, depois de toda a turma ter levado um ralhete da professora por causa da situação numa actividade que macaquita não frequenta.
Tem nas artes e nas competências sociais uma habilidade imensa, inversa à sua capacidade de concentração em sala de aula e eu sabendo de antemão que todo o esforço que faz para se sair bem nem sempre é compensado, sublinharei sempre que o coração dela é muito maior que zero que teve no último teste.

4 comentários:

  1. Pena que a educação hoje em dia não esteja também virada para valorizar essas capacidades!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem para valorizar outras capacidades, nem para dar resposta às necessidades específicas de cada aluno.
      Ela tem uma uma imaginação surreal, o problema é que o cérebro dela está sempre a trabalhar e precisa de um ambiente muito tranquilo para se conseguir concentrar, para a professora é só "cabeça no ar" e isso resolve-se com gritos e castigos...

      Eliminar
  2. É preciso encontrar outros caminhos para lhe ensinar matemática e as coisas do dia a dia são tão boas...tem que pensar duas vezes se a deve manter aí.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho grande alternativa, preferia tê-los numa escola com um ensino mais alternativo mas aqui não há. E o problema nem tem a ver com a capacidade de aprendizagem mas com o ambiente de trabalho em sala de aula. Comigo ela corresponde e muito bem. Até ao final deste ano tenho muita coisa para decidir...

      Eliminar

Dá cá bananinhas!