terça-feira, 20 de novembro de 2018

Alguém devia ter uma bola vermelha ou como lecionar disciplina positiva...

Uma manhã destas macaquita não se sentia muito bem, tosse e dor de cabeça, dizia ela. Perguntou se podia ficar em casa, como não tinha febre insisti para que fosse à escola. Já à porta da escola teve um ataque de choro, puxei-a para o meu colo e tentei acalmá-la.
-Porque é que estás a chorar assim? Não te sentes bem?
-Eu não quero ir à escola, posso ficar em casa hoje?
-Macaquita, se não te sentires bem ou tiveres febre, pedes para ligarem para mim e eu venho buscar-te.
-Mas a professora grita muito.
-Contigo? 
-Não, não grita comigo mas grita muito alto com os outros e eu nem consigo pensar.

E depois há os bons professores...

6 comentários:

  1. Mas calham sempre aqueles que deixam muito a desejar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No caso do irmão tenho tido muita sorte, tanto com as professoras da sala mas especialmente com a professora de apoio que é quase mãe dele, a da pequena precisa mesmo é que a deixem reformar-se, não tem perfil para lecionar a miúdos tão pequenos e numa turma particularmente difícil.
      O que lamento é que miúdas como a minha acabam a não gostar da escola pelos piores motivos...

      Eliminar
  2. Parece mesmo que abundam os que precisam de bola vermelha!
    Uma classe cansada, descontente e desmotivada com função de formar os futuros cidadãos deste país... Arrepiante e assustador o prognóstico.
    Também tenho em casa um macaquinho idêntico à tua... Espero conseguir equilibrar esta balança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E um papel particularmente difícil, eu opto por dizer à minha que tem de ter paciência com a professora, tentar estar atenta e acima de tudo respeitá-la mas não podemos sempre desvalorizar as queixas dos miúdos que muitas vezes até têm razão. Tento acima de tudo não desautorizar a professora mas não posso consentir comportamentos abusivos por parte da mesma.
      Tenho conseguido gerir mas nem sempre é fácil levar isto com um sorriso.

      Eliminar
  3. Graças a todos os santinhos a Mironinho teve sempre professores que adorou. Caramba, se há fase em que o professor dos nossos miúdos é determinante é no primeiro ciclo, deviam ser todos "extra-bons".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Macaquita adorava cada minuto em sala de aula até começar com esta professora no segundo ano. Continua a gostar de aprender mas tem "medo" da professora o que acaba por por afectar o seu rendimento, como se distrai com alguma facilidade, acaba por não ouvir tudo o que é dito ou pedido e não pergunta com receio da reacção.
      Já conversei com a professora e fui clara em relação a atitudes que teve com a miúda no ano passado e nas possíveis consequências caso tornasse a acontecer, o problema é que a senhora precisa mesmo de descanso e os miúdos de alguém que os leve com outro tipo de atitude.
      Tenho esperança...

      Eliminar

Dá cá bananinhas!