quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Argumentos

Vou buscar macaquito à escola e pedem-me que aguarde pois está no gabinete com a psicóloga. Pergunto se tem a ver com as crises de mau feitio que tem apresentado ultimamente, ao contrário da irmã que as limita ao espaço do lar, ele transpõe tudo para a escola. Respondem-me que sim, que se tem recusado a trabalhar, dizendo que não gosta da escola, que vai de férias para a casa de Porto Côvo e nunca mais volta. Sempre foi um pouco preguiçoso para a escola mas ia feliz e quando não trabalhava argumentava cansaço, tem falta de autonomia para fazer qualquer tipo de trabalho sozinho mas desde que devidamente acompanhado trabalhava. Este "não quero, não faço e eu é que mando" não é o meu filho. A psicóloga acha que ele absorve comportamentos, eu concordo e tendo em conta as birras da irmã desde que mudou de escola, encontro aí a razão. 
No caminho para casa, explico-lhes que estão ambos de castigo, ela porque se portou mal no dia anterior e ele porque hoje levou a coisa aos píncaros.
-Tenho muita pena mas vou ter passar a ser mais dura com os dois, como andam especialmente mal-comportados, vão ser castigados. Até se começarem a portar bem, estão proibidos de ver televisão.
-Podemos brincar na sala?
-Sim, podem.
-Mas mãe no outro dia tu também disseste isso e o macaquito ligou sem tu veres e esteve a ver um bocadinho.
-Se alguém ligar a televisão, não brincam e vão para a cama assim que acabarem de jantar.
-Mas mãe...
-Não há cá mas nem meio mas, quem manda sou eu, vão obedecer-me, se me responderem ou não fizerem tudo o que vos disse vão para a cama sem brincar!
Silêncio....

Silêncio....

Silêncio....

-Ouviram o que eu disse? Compreenderam?

Silêncio....

Silêncio....

Silêncio....

-Mas vocês ouviram alguma coisa do que vos disse? - pergunto já bastante irritada.
-Sim mãe mas não vou responder porque não quero ir para a cama muito cedo. - responde-me macaquito, deixando-me sem resposta.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu faço um esforço muito grande para ralhar com eles, tento fazer um ar sério e de que estou muito zangada mas é difícil porque não sou assim. Depois ele sai-se com estas e fica ainda mais difícil!

      Eliminar
  2. Tás tramada Be. Ele sabe-a toda eheheh. Assim torna-se difícil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele é tão sabido numas coisas, faz raciocínios surreais para a idade dele, no entanto, em coisas muito, muito básicas parece que não sabe nada!!
      Agora no que lhe toca o bem-estar, ele não se perde....

      Eliminar

Dá cá bananinhas!