quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O gato voltou

Desde que a escola recomeçou que macaquito anda radiante, reencontrou o seu amigo F. de quem é inseparável. Recomeçou também o meu tormento, acho que piorou até. Qualquer pergunta, qualquer ordem, qualquer coisa que lhe diga tem como resposta um miado.
-Macaquito, vai tomar banho!
-Méeeeuuu.
-Como correu o dia?
-Méeeeuuu.
É irritante mas tão irritante porque aquilo não é dele, é a imitação do comportamento do amigo, ele sabe que não deve mas a maioria das vezes não consegue controlar esse comportamento. Uma manhã destas, acordou com o despertador do pai, fez o que quase sempre faz que é aguardar na cama que alguém vá para a cozinha, ou seja, cerca de meia hora. E o que fez nessa meia hora? Sim, miou!!
Ora, um mal nunca vem só, certo?! Ontem ao voltarmos para casa, no final do dia, ele abriu a janela do carro e estava muito frio.
-Macaquito, fecha a janela por favor, estou cheia de frio. - pedi-lhe
-Espera mamã, só tenho de ladrar àquele cão que está ali naquele quintal. - ao passarmos defronte de uma vivenda, ladrou tal e qual um cão de grande porte e do outro lado alguém lhe respondeu com um latido.
Há semanas que ladrava sempre que passávamos ali, finalmente percebi porquê. Esta fixação com os animais e os respectivos sons vem muito de trás mas nunca se espelhou desta forma nos comportamentos. 
Dou comigo a pensar "o gato voltou mas trouxe um amigo!!"

7 comentários:

  1. Ó querida Be, venho deixar-lhe um abraço.
    O menino não tem culpa e também esta fase passará. Mas, que é "irritante", lá isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bem que sabem esses abraços, são reconfortantes. Por vezes, é muito cansativo, tenho estratégias para ir acabando com estas fases mas enquanto duram, é duro.
      Um beijo

      Eliminar
    2. Ai vida cruel... O meu acaba de fazer 3 anos e não fala. O que eu luto para que imite os animais :) É de resto um dos primeiros estímulos para produção oral (se assim se pode chamar).
      O que nós penamos por estes caminhos, sem nunca sabemos onde nos irão levar... Agueeenta coração!
      Muita força, por aí!
      Um beijinho,
      Maria João

      Eliminar
    3. Se servir de consolo (que nunca serve, eu sei!) macaquito com 3 anos estava a começar a falar, nasceu a irmã e regrediu imenso, apenas ecolalia. Não fazia frases com sentido, só repetia palavras e frases. De um momento para o outro começou a falar como se o mundo fosse acabar. Hoje em dia é um conversador, no entanto, ainda se perde em conversas aparentemente sem sentido. Há uns DVD's fantásticos que foram maravilhosos no desenvolvimento da fala (não só dele mas de alguns meninos na creche) a série chama-se Super Bebé, nós temos 4 (cores, animais, música e formas. Se quiser posso enviar-lhe cópias por email, talvez ajude.
      Obrigada pelo desabafo, é sempre bom sentirmos que não estamos sozinhos.
      Um beijo

      Eliminar
    4. Agradeço-lhe imenso! Vou enviar um mail.
      Um beijinho e votos de um bom fim-de-semana,
      MJ

      Eliminar
  2. Uns de uma forma outros de outra. O Xande já tem 16 anos, mas quando enfia um tema na cabeça é até à exaustão. O último foi a alteração dos transportes urbanos aqui da cidade. Todos os dias, a todas a horas falava da nova linha amarela, do Pombus novo e pergunta atrás de pergunta. Eu já andava doidinha. Entretanto a coisa esmoreceu. Mas há sempre qualquer coisa.
    E o Xande também só dizia meia dúzia de palavras aos 3 anos. Nunca se sabe a nova fase que irão ter.
    Temos de ir contornando as dificuldades e festejando cada vitória.
    Beijinhos a todas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim não têm desculpa para se atrasarem...
      Eles dão connosco em malucas mas se assim não fosse de onde vinha a animação?!
      Beijinho

      Eliminar

Dá cá bananinhas!