quarta-feira, 3 de junho de 2015

Vamos passear?

Mãe que é mãe prepara tudo com muito amor sempre que os filhotes vão para uma visita de estudo e era tudo tão fácil até que o glúten e a lactose decidiram ser intolerantes a macaquito. Sim porque ele tolera-os, eles é que lhe fazem a vida negra.
Saio do trabalho a correr para ir buscá-los e "taruz" parte-se o cabo da embraiagem e fico a pé, boleia para ir buscar os putos à escola e voltar a casa, cada vez mais atrasada. Banhos, fazer jantar, tudo sozinha porque pai macaco está na vinha a "comer pó"!!
Depois dos banhos e jantar despacho os putos para a sala "vá, vão lá ver o Disney, sim, desculpem lá mas hoje não dá para macacadas que tenho muito que fazer". Começo por fazer massa de rissóis com farinha de arroz que me dizia alguém que não custa nada e fica tal e qual. Se por tal e qual, falam numa coisa peganhosa que não desagarra do tacho e se cola às mãos, se calhar ficou bom, juntava-lhe uns corantes alimentares e fazia um curso de iniciação ao barro colorido. 
Seguem-se os rolinhos de salsicha sem glúten que ele adorava antes de serem sem glúten, ideia espectacular para levar com este calor, só faltou ter uma  massa decente que, no mínimo, corasse no forno. Sairam umas coisas brancas amorfas mas com certeza deliciosas (sei que não estão a ver mas agora estou a revirar os olhos) .
Para terminar faço aquele bolinho de cenoura que sai sempre tão bem e ele adora, no dia seguinte o bolo seco que me saiu do forno foi direitinho para o caixote do lixo.
Fritar os rissóis e oops, não há óleo. "A sério, não há óleo???!!!" Ligo para pai macaco que me diz que traz óleo quando voltar, só tive de esperar até às 11 da noite. Perto da meia noite tinha tudo pronto, colocado em tupperwares. Ao almoço, de rissóis (uma espécie de rissóis) e arroz, juntei os rolinhos, o bolo "nhec" de cenoura, fruta, iogurtes, sumos e água fresca. Macaquito é um puto que come muito, come de tudo e sem esquisitices.

Fui buscá-lo à hora marcada, a mochila pesava toneladas, ele vinha transpirado, sujo e feliz.
"Vens cheio de lembranças? Esta mochila pesa."
"Tenho uma foto mamã, com uma coruja no braço, queres ver? A coruja era o Soneca e tinha lá uma águia chamada Cusca. E dei o meu gelado ao F. porque aquilo sabia a morango e não era Epá. E tenho um chapéu novo! E um presente para a mana."
Chegar a casa, abrir a mochila e constatar que comeu o almoço e bebeu os sumos a meias com o amigo F., tudo o resto estava intacto dentro das caixinhas.
 Mas a foto estava linda e ele vinha feliz.

E esganado de fome!!

3 comentários:

  1. "Sim porque ele tolera-os, eles é que lhe fazem a vida negra." - E-X-C-E-L-E-N-T-E.

    A sensação de ver tudo intacto deve ser a mesma que tenho quando tenho um trabalhão do caraças para fazer animais com a comida (o meu piolho, ao contrário do teu macaquito, é um pisco, não come nada, e então vale tudo para que coma), e ele olha e diz "o que é isto?" Ao que eu respondo "Então é um ovelha, as arvores e o sol e as nuvens (ainda orgulhosa da minha obra de arte)"Não parece nada...acho que não gosto", "Tomate? Bilhac", "Alface? Que nojo", "Arroz e carne? Doi-me a barriga"....pffff

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Macaquito sempre comeu bem, não gosta de doces, nem de coisas novas (na comida, roupa, sapatos...). Nunca posso usar a palavra "provar", ponho no prato e no fim pergunto se gostou, se disser que sim digo-lhe o nome do alimento. Os lanches é o mais complicado... e as visitas de estudo!
      Tenta desvalorizar as manhas dele para comer, às vezes eles fazem isso porque já perceberam que estão a conseguir o que querem: feedback. Põe no prato, serve-te também e tenta comer sem lhe ligares muito. Com o macaquito, já percebi que a maneira de ele deixar de fazer certas "birras" é virar costas, não ralho, não dou mimo, nada... vou embora ou ignoro-o completamente e continuo a fazer o que estou a fazer. Tem resultado!

      Eliminar
    2. Eu nunca fui paranoica com a comida, mas pela dele não comia nada! Tenho de o chantagear! Só o vejo a comer com gosto....caracóis.
      Sei que muito disto é manha, porque no colégio come tudo.
      Felizmente que tb não gosta de "porcarias". Bebidas é só leite branco e água. Doces, só gomas sem açucar, corneto de morango, gelatina e pintarolas...

      Eliminar

Dá cá bananinhas!