quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A corrida do ovo cozido

Ter dois macaquitos à mesa por vezes não é fácil, macaquito tem tão poucas capacidades motoras que é quase impossível comer de faca e garfo, fá-lo mas com ajuda constante pois a destreza é pouca e metade acaba fora do prato, como a capacidade de planear também é escassa, utilizar dois talheres ao mesmo tempo é coisa para lhe causar muita confusão. Já macaquita, comia exemplarmente aos dois anos mas agora que cresceu, "evoluiu" no sentido contrário, sempre cheia de novidades, bastam trinta segundos de distracção e lá está ela a meter as manitas dentro do prato, ou o cabelo, a inventar formas de dispor a comida no prato como se de uma obra de arte se tratasse. 
Ontem, tinha um ovo cozido inteiro dentro do prato e estava a tentar cortá-lo, só com a faca, o ovo corria a uma velocidade estonteante prato fora, o ovo desesperava à frente da faca mas estava a ganhar a batalha, ela tentou agarrá-lo com a mão mas os meus olhos deram-lhe a entender que talvez não fosse boa ideia e ela lá continuava naquela luta desigual e quase conseguíamos ouvir o ovo a rir. A dada altura, agarro-lhe na mão, ajudo-a a pegar no garfo e com ele espeto o ovo, cessando de vez aquela corrida de doidos.
-Ah! Já percebi. - disse ela, ao mesmo tempo que dava a estocada final com a faca.
-Uau, macaquita, estou impressionado! - diz macaquito com um ar deslumbrado, provocando uma gargalhada em mim e no pai.

2 comentários:

  1. E a brincar eles acabam por ir adquirindo tudo, desde a destreza à educação ;)

    Que tal correu com o Pete, the cat? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a correria e maratonas de estudo por causa das avaliações, ainda não lhe mostrei. Tenho a certeza que vai querer ver em "repeat" e preciso dele concentrado. Mas já está lá nos preferidos para quando acabarmos esta fase :)
      Quanto à história acima, ficou tão impressionado que tem feito um esforço hercúleo para usar os dois talheres e já consegue pôr alguma comida no garfo com ajuda da faca e levá-la à boca. Grão a grão...

      Eliminar

Dá cá bananinhas!